Cidade:
Limites de Tolerância na NR 15
A NR 15 aprovada pela portaria 3.214/78 foi baseada nos parâmetros publicados pela ACGIH. Os valores de limite de tolerância recomendados na NR15 não foram atualizados desde a sua publicação de 1978.
Em seu Anexo 11, a NR 15 caracteriza os limites de tolerância dos agentes químicos que possam gerar o adicional de insalubridade e caracterizar situações que possam gerar risco grave e iminente.
Todos os valores fixados no Quadro nº1 – Tabela de Limites de Tolerância são válidos para absorção apenas por via respiratória.
Na coluna “VALOR TETO” estão assinalados os agentes químicos cujos limites de tolerância não podem ser ultrapassados em momento algum da jornada de trabalho.
+ absorção também pela pele e também na coluna valor teto.
* ppm - partes de vapor ou gás por milhão de partes de ar contaminado.
** mg/m3 - miligramas por metro cúbico de ar.
Vide no caso o ácido clorídrico com limite teto.
Ressaltamos o belo texto de Graziela Cassol Mutti, intitulado “A atualização dos limites de tolerância do anexo 11, da NR 15 de 27/11/2018 ”. A desatualização da NR 15 é um fator preocupante para os higienistas que atuam na área de agentes químicos.
Espera-se que haja uma atualização coerente com os novos padrões internacionais vigentes.
Veja na página da THT outros artigos e textos sobre higiene ocupacional que estaremos compartilhando mais especificamente na área de agentes químicos.
A THT AMBIENTAL vem realizando serviços de coleta e análises químicas para higiene ocupacional e serviços de assessoria e consultoria em higiene ocupacional.
Entre em contato conosco.
 
Inscreva-se agora