
Ensaios de Tratabilidade de Águas e Efluentes




CARACTERIZAÇÃO DAS ÁGUAS BRUTAS
POTENCIAL ZETA - O Potencial Zeta representa a carga elétrica repulsiva resultante entre duas partículas muito próximas uma da outra no meio líquido e é uma indicação do grau de dificuldade de se desestabilizar as partículas de uma água com a coagulação e mecanismos de adsorção de cargas e neutralização.
CONDUTIVIDADE E ALCALINIDADE - A condutividade indica os teores de sólidos dissolvidos totais e sais presentes e a alcalinidade descreve a capacidade de tamponamento (de resistir a mudanças de pH) de uma água.
Ensaios para Tratamento de Água de Tratamento
•Testes de jarros ou Jar Testes conduzidos em parceria com Universidades;
• Tratamento de jarros para cada água bruta testada e cada coagulante (com ou sem auxiliar de coagulação) testado;
• Ensaios de floculação, tempo de decantação, pH de coagulação, tipo de água bruta, dosagem de coagulante, dosagem de alcalinizante e, onde aplicável, tipo e dosagem de auxiliar de coagulação.
• Estudos de remoção de cor aparente, turbidez e partículas;
• Ensaios com Sulfato de Alumínio (SA), Sulfato Férrico (SF), Policloreto de Alumínio (PAC) e outros coagulantes;
• Ensaios de filtração de águas.
Ensaios com Processos Oxidativos Avançados para águas e efluentes industriais e sanitários
• Ensaios utilizando metodologias de tratamento via processo oxidativo avançado (fotocatálise heterogênea UV/TiO2, tratamento fotoquímico UV/H2O2 e o tratamento via fenton e foto‐fenton), avaliando os mecanismos envolvidos, a eficiência da técnica, e suas vantagens e desvantagens;
• Ensaios com radiação UV;
• Ensaios com uso de ozônio;
•Ensaios com cloração e cloroamoniação.
Ensaios com Processos de Desinfecção de Águas e Efluentes
Avaliação do desempenho de desinfecção - remoção de coliformes, helmintos e protozoários em função das características do esgoto (SST, DQO bruta e filtrada, turbidez, pH, alcalinidade, cor verdadeira e cor aparente), da contagem inicial de
patógenos e dos parâmetros operacionais (dose, tempo de contato, eficiência da transferência de massa).
Estudos de Adsorção com Carvão Ativado
Ensaios de Caracterização da Biomassa em Reatores
Ensaios para caracterizar a atividade da biomassa presente no reator, a partir da determinação da taxa de consumo de oxigênio (TCO) e da taxa específica de consumo de oxigênio (TCOE).
Veja na página da THT AMBIENTAL os artigos e os serviços de coleta de águas e efluentes e ensaios de tratabilidade que estaremos compartilhando.
Entre em contato conosco.
Comentários
Ver todos os artigos
Mais populares
Novo livro sobre Toxicologia Ocupacional da Fundacentro Os Limites de Tolerância da NR 15 Ensaios de Tratabilidade de Águas e Efluentes CURSO DE EXTENSÃO - AGENTES QUÍMICOS - UNICAMP Estudos para Licenciamento Ambiental Livro da SHIMADZU analíticos sobre métodos adequados para essa fase de pandemia do COVID-19 THT vem desenvolvendo técnicas para detecção de Covid-19 em amostras de ar e swab de superfícies para atendimento às empresas. WEBNÁRIO SOBRE REÚSO DE ÁGUAS www.youtube.com/INCTAANewsletter
Inscreva-se agora